Hospital Galileu oferece curso de Cuidador de Idosos

A partir desta segunda-feira (3) até a próxima quarta-feira (5), o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado na Rodovia Mário Covas, em Belém, está com inscrições abertas para as turmas do Curso de Cuidador de Idosos, que serão realizadas na Unidade em 2019. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://tinyurl.com/ybbpmdy8.

Inscrições presenciais serão feitas apenas na quarta-feira, das 8 às 12 h, na portaria do hospital. As vagas são limitadas.

Para participar do curso é preciso atender aos seguintes pré-requisitos: idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. O Hospital Galileu é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade oferece o curso de Cuidador de Idosos desde janeiro de 2017 com o objetivo de ajudar a suprir a necessidade de capacitação de pessoas para atuação nessa área. Já foram formados cerca de 200 cuidadores.

Capacitação - O conteúdo programático do curso é todo ministrado por profissionais do Hospital Galileu - psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e farmacêuticos. As matérias buscam formar um profissional completo com conhecimentos sobre ética; direitos do idoso; acessibilidade e prevenção de quedas; cuidados com medicamentos; prevenção de lesão de pele; noções básicas de primeiros socorros; cuidados com medicamentos e outros procedimentos essenciais.

O curso é destinado, prioritariamente, a estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA); pessoas com deficiência; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, desde que na condição de bolsista integral.

Por Kennya Corrêa
Hospital Público Estadual Galileu

Data: 3/12/2018