Início >> Programa ajuda 75 famílias a diversificar a produção agrícola

Programa ajuda 75 famílias a diversificar a produção agrícola

Por meio do Programa Fomento Rural, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em São Domingos do Capim, nordeste do estado, está estimulando 75 famílias consideradas em situação de extrema pobreza a diversificar a produção, que por ora se resume a mandioca e farinha.

Os agricultores, todos beneficiários do Bolsa-Família, são das comunidades Baixo Palheta, Estradinha e Independência. Neste semestre, eles receberão, a fundo perdido, um recurso individual de R$ 2,4 mil para serem aplicados em criação de galinha caipira, horta orgânica e apicultura.

Cada família escolheu a atividade de sua preferência dentro da viabilidade apontada pela Emater, que realizou um diagnóstico socioeconômico nas pequenas propriedades.

“O objetivo é associar tanto segurança alimentar, como comercialização. A dificuldade que eles enfrentam em ampliar a cadeia produtiva está não só na falta de informação, mas também em capital inicial. O programa vem como pontapé e transformação”, explica a chefe do escritório local da Emater em São Domingos, a técnica em agropecuária Nara Cíntia Batista.

Uma capacitação mais direcionada pela Emater para a execução dos projetos está prevista para até o fim de outubro.

Por Aline Miranda
Emater

Data: 9/10/2017