Início >> XIV Mostra de Dança da Seduc reúne ritmos do balé ao carimbo

XIV Mostra de Dança da Seduc reúne ritmos do balé ao carimbo

Um corpo de dança formado por mais de 400 bailarinos do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou um espetáculo com ritmos variados, como o balé clássico, jazz, funk, boi bumbá, dança moderna, lundu, até o carimbó, nesta terça-feira, 5, no teatro Margarida Schivasappa, da Fundação Cultural do Pará, em Belém.

Foram 28 apresentações, todas anunciadas por dois professores da rede, que também são comediantes e atores, que divertiram a plateia: Fernando Matos e Márcio Eurípides. A XIV Mostra de Dança é resultado da culminância das atividades de esporte e lazer desenvolvidas ao longo do ano nas escolas da rede pública de ensino, NEL, nos polos esportivos e Pro Paz.

Estão matriculados nas atividades desenvolvidas no contraturno escolar pelo NEL, sete mil estudantes, que além da dança praticam também ginástica rítmica, badminton, natação, futsal, voleibol, ginástica localizada e Karatê.

A secretária de Educação do Estado do Pará, Ana Claudia Serruya Hage, assistiu todas as apresentações e destacou que a beleza do espetáculo retrata todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelo Governo do Pará em prol do desenvolvimento da criança e do adolescente. 

Ana Claudia disse, ainda, que a mostra é uma forma de prestar conta aos pais, que confiaram seus filhos às escolas e, também, do aprendizado que eles obtiveram durante as aulas. “É um momento de agradecer à professora Glória Guerreiro, coordenadora do NEL, que realiza esse trabalho grandioso o ano todo, aos nossos professores, que se dedicam na tarefa de ensinar e aos alunos, que dão o melhor de si para mostrar nesse espetáculo tudo que aprenderam durante o ano", disse.

A Mostra de Dança possibilita a troca de experiências entre os estudantes e professores, incentivando e desenvolvendo a prática de dança no Estado do Pará. É o que garante Rafael Souza, do bairro da Sacramenta, que foi ao teatro assistir a apresentação de balé da filha Rafaela, de 7 anos, que está há cerca de um ano na atividade.

Para ele, a oportunidade de ter a opção de dança para a filha na rede pública é excelente. "Ela sempre quis fazer balé, mas a mensalidade nas escolas particulares são altas pra gente. No polo ela pratica e as aulas têm muita qualidade, basta assistir a apresentação para conferir", afirmou.

A professora Leila Velasco, que tem turmas de dança pelo NEL no polo da Seduc na Universidade do Estado do Pará (Uepa), levou dois espetáculos para o teatro: "Natal das festas" e “Ilumina ação". Ela trabalha com alunos de 8 a 23 anos e garante que para dançar não há limite de idade ou dificuldade.

A apresentação "Presepada", da professora Elenice Pimentel, levou para o palco do teatro alunos portadores de necessidades especiais, que ao som de um baião deram seu recado através da dança. O ingresso para acesso à XIV Mostra de Dança do NEL foi um quilo de alimento não perecível, que será doado para entidades de assistência à criança e ao idoso.

A bailarina Natacha Sena, 7 anos, do polo Pro Paz Sacramenta, se vestiu de fada para a apresentação. "Fico um pouco nervosa, mas ensaiamos muito e tudo sairá como a professora Karina (Prado) nos ensinou". E realmente foi lindo e emocionante o espetáculo.

Por Kátia Aguiar
Seduc

Fotos: Fernando Nobre/Ascom Seduc
Data: 6/12/2017

 

 

Para ver mais fotos clique aqui