Início >> Mangal das Garças recebeu mais de 300 mil visitas em 2017

Mangal das Garças recebeu mais de 300 mil visitas em 2017

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças comemora 13 anos de funcionamento em janeiro. Desde a inauguração, o espaço se tronou um importante polo turístico do Pará. Em 2017, o local recebeu mais de 300 mil visitantes, o que significa uma média de 25 mil pessoas ao mês.

Além dos quase 40 mil metros do Mangal, compostos de áreas arborizadas e jardins naturalísticos, atrativos para milhares de pessoas que querem ficar mais perto das espécies da flora e fauna amazônica, outras atividades atraem visitantes de todo o Brasil; são os projetos voltados à educação ambiental. Em 2017, cerca de 250 grupos de várias regiões do país e exterior estiveram no Parque, somando um total de 10 mil participantes.

Educação e Turismo – O projeto de educação ambiental do Mangal das Garças consiste na realização de visitas monitoradas, onde com o auxílio de guias, os participantes aprendem um pouco mais sobre a importância da conservação e do uso racional dos recursos naturais. A visita é gratuita e direcionada à turistas, famílias e, principalmente, às escolas e instituições de ensino de diferentes regiões.

Durante o passeio, os participantes aprendem sobre a Amazônia de forma interativa, entrando em contato com os animais e jardins do Parque Naturalístico; conhecem um dos maiores borboletários do Brasil, onde podem observar o momento de soltura de novas espécies; podem adentrar o viveiro dos pássaros e contemplar o momento de alimentação das garças.

"O espaço foi bem aproveitado, dinâmico, tudo muito educativo", destaca Silvane Menezes, professora da Escola Berço de Belém, durante visita com alunos ao Mangal.

O público também pode se encantar com um Mirante localizado as margens do rio Guamá, e ainda explorar mais sobre a história das embarcações utilizadas na Amazônia ao longo do tempo, no Museu da Navegação, entre outras atividades de lazer e educação ambiental.

A professora Kristina Hedit trouxe os alunos da Escola Municipal Conceição Teixeira, localizada em São Francisco do Pará, para participar da visita guiada. "O passeio foi muito proveitoso para todos, pois, apesar dos alunos serem do campo, muitas informações se mostraram novas, relevantes e interessantes. Todos demonstraram interesse em todos os momentos da visita ao espaço", disse.  

Maria Magalhães conta como os alunos da Escola Estadual D. João VI se sentiram ao visitar o parque pela primeira vez. “A maioria do grupo não conhecia o espaço. Eles estão deslumbrados com tudo que estão vendo e vivendo. Obrigada pela atenção dispensada", agradeceu a professora do município de Capanema.

Como agendar uma visita?

O agendamento da visita monitorada pode ser realizado diretamente pelo site do Mangal, ou através do envio de ofício para o endereço eletrônico: agendamento@mangalpa.com.br. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, nos horários das 9h, 10h30, 14h30 e 16h.

Por Beatriz Pastana

Fonte:http://www.agenciapara.com.br/Noticia/161447/mangal-das-garcas-recebeu-m...