Início >> Batalhão de Policiamento das Ilhas será comandado por uma mulher

Batalhão de Policiamento das Ilhas será comandado por uma mulher

Belém possui mais de trinta ilhas, entre elas, algumas bastante povoadas como Mosqueiro, Caratateua, Cotijuba, e Combu. Agora estas ilhas passarão a contar com o Batalhão de Policiamento das Ilhas, criado pela Polícia Militar do Pará para atender à população desses lugares. Outra novidade, é que pela primeira vez um batalhão da Região Metropolitana de Belém terá à frente do comando uma mulher, a coronel Érika Natalie Duarte, na PM Pará há 26 anos. O Batalhão especial funcionará na sede do 10º Batalhão, no Distrito de Icoaraci.

A comandante do novo Batalhão terá sob seu comando mais de 500 policiais para fazer o policiamento das ilhas. E contará ainda com o apoio do Grupamento de Polícia Fluvial da Polícia Militar do Pará, com a missão de combater a ações criminosas na região insular de Belém e realizar o policiamento ostensivo nos rios.

Para a comandante do Batalhão, assumir o comando de um batalhão na capital é um desafio que, nenhuma outra mulher, havia assumido na PM Pará. Ela explica que já houve mulheres em outros comandos regionais, mas na capital será a primeira vez. Para ela, estar à frente do policiamento nas ilhas de Belém é um privilégio, especialmente pelo fato de ser apaixonada pela cultura e pela natureza das ilhas de Belém.

“Para mim é um desafio e abracei esta causa pela necessidade de ter esta representatividade feminina dentro de Belém e da Região Metropolitana. Entre os comandos de batalhões e de companhias da capital, nós não tínhamos mulheres. E até mesmo para a Polícia Militar isso representa uma quebra de paradigma”, comenta a coronel.

Habilidades

Érika Duarte entrou para a Polícia Militar aos 17 anos em uma época em que, em virtude do tipo físico feminino, as mulheres eram colocadas em um plano inferior aos homens. “Hoje a gente verifica que a força física não precisa ser a única qualidade de um policial militar. Atualmente muitas ocorrências têm um desfecho satisfatório porque existem outras habilidades, tão ou mais importantes do que a força física, como o poder de negociar, de interceder dentro de uma ocorrência para se ter um melhor desfecho para todos os envolvidos”, ressalta.

Para a comandante, as mulheres trouxeram um “outro olhar” para a segurança pública, por possuírem habilidades diferenciadas e por convenceram o público interno de que não é através da força bruta que se resolvem situações de conflito.

“As mulheres possuem habilidades que os homens não têm. Uma delas é a capacidade de organização, devido especialmente a sobrecarga maior de atividades no dia-a-dia fora da instituição, que recaem sobre elas.”

Érika diz sentir isso em seu cotidiano. Ao chegar do trabalho, entre outras coisas, precisa ver as lições dos filhos, planejar o dia seguinte e administrar a casa. “Hoje muitos lares são comandados por mulheres. Por isso, precisamos ter essa capacidade de organização. Acredito que a instituição só teve ganhos com a entrada das mulheres. Estamos na Policia Militar há 36 anos e somos mais de mil mulheres. E, a cada dia, estamos ocupando espaços antes exclusivos dos homens”, acredita.

Dentro do perfil dos 2.400 policiais militares que ingressaram no último concurso, os cargos de oficial e praça femininos registraram maior concorrência. Oficial feminino teve 286,94 candidatas por vaga, e praça feminino registrou 113,76 candidatas por vaga.

Por Márcio Flexa
Secom