Início >> Pro Paz leva saúde e cidadania aos moradores de Barcarena

Pro Paz leva saúde e cidadania aos moradores de Barcarena

Aos 22 anos, Cláudio Cardoso está desempregado e procura um trabalho para  sustentar o filho. Neste domingo (11) ele aproveitou a presença da Caravana Pro Paz no município de Barcarena, distante 15 quilômetros da capital, para retirar seus documentos e até aproveitou para cortar os cabelos. Na segunda-feira (12) pretende sair em busca de um emprego. Ele é um dos mil beneficiados pelos atendimentos feitos na cidade pela Caravana Pro Paz, uma ação do Governo do Pará, que busca garantir o acesso da população mais carente a serviços de atenção às necessidades básicas do cidadão, como atendimentos médicos, exames, vacinação, entre outros, com ações de mobilização em diversas regiões e municípios, a fim de fortalecer a cidadania paraense.

“Os documentos e aparências são muito importantes para conseguir um trabalho, por isso estou aproveitando para fazer tudo para na segunda-feira continuar procurando emprego”, comentou Claudio. Ele está separado e quer encontrar um trabalho para sustentar o filho.

A Caravana Pro Paz está iniciando os trabalhos em 2018 por Barcarena, nas comunidades de Vila Nova, Bom futuro e Burajuba afetadas pelo transbordamento de rejeitos da Hydro Alunorte, no início deste mês.

Os serviços de retirada de documentos (Certidão de Nascimento, RG, Registro Social, ID Jovem), atendimento médico (pediatria, ginecologia e clínica geral), consulta jurídica, exames vacinas e cortes de cabelo foram ofertados em parceria com a Prefeitura do município.

"O governo do Estado está trazendo cidadania para que as pessoas estejam aptas a ser atendidas pelos projetos sociais, além de tentar combater os subregistros de nascimento e trazer mais saúde para a população”, explica o coordenador da Caravana, Delckson Oliveira.

Ao todo serão mais de 95 dias em municípios da região nordeste do Estado. Os próximos municípios a receberem a visita da Caravana Pro Paz são: Bragança, Viseu, Quatipuru e Primavera.

Para a secretária adjunta de Assistência Social de Barcarena, Odete Paixão, a parceria com o governo, por meio da Fundação Pro Paz para levar cidadania e serviços de saúde à população dessas comunidades é um trabalho que já vem sendo realizado e o resultado e a união em prol do bem coletivo. “Devemos permanecer nesta parceria até atendermos a todas as necessidades das quais fizemos um levantamento prévio. É uma parceria que dá certo”, comenta.   

O motorista Joaquim Barbosa, de 61 anos, aproveitou a presença da Caravana para fazer um check-up e colocar a saúde em dia. Ele é o doador do terreno que serviu para a construção da escola e do centro comunitário de Bom Futuro, onde as ações foram realizadas. “Saúde é muito importante e eu sou meio relaxado com isso, mas hoje vou aproveitar e fazer uns exames”, garantiu.

 

Por Márcio Flexa
Secom

Data: 11/3/2018