Início >> São Félix do Xingu comemora 56 anos de desenvolvimento econômico e cultural

São Félix do Xingu comemora 56 anos de desenvolvimento econômico e cultural

Os mais de 120 mil moradores de São Félix do Xingu celebram, nesta terça-feira (10), os 56 anos da cidade que reúne elementos paisagísticos e culturais dignos de serem preservados e que, ao mesmo tempo, cresce e se consolida como cidade polo de atração de investimentos geradores de desenvolvimento para toda a região do Araguaia. Habitado por povos indígenas como os Kayapó, Parakanã e Juruna, São Félix do Xingu comemora o aniversário com vasta programação, que se encerra com a Semana dos Povos Indígenas, realizada no período de 15 e 19 de abril, na praça principal da cidade.

A Prefeitura abriu os festejos no sábado (7), com alvorada às 5h da manhã, seguida de atividades esportivas, cultos ecumênicos e shows de bandas locais. Nesta terça-feira (10) serão realizados desfile de fanfarras, Bingão do Xinguzão, cerimônia de premiação, encenação teatral e show com DJs.

Há exatos nove anos, a secretária municipal de Educação, Viviane Cunha, deixou sua terra natal e adotou São Félix do Xingu como seu novo lar. Nascida em São Luís de Montes Belos (GO), ela conta que não se arrepende da escolha e define a cidade como promissora, desafiadora e constituída de grandes homens e mulheres. “Viver aqui é transpirar a certeza de que, ainda que eu não seja paraense de nascimento, sou paraense de coração”, ressalta.

Para a Semana dos Povos Indígenas deste ano, a expectativa é intensificar a integração das etnias com a população não-índia. “Como ocorreu nos anos anteriores, esperamos que seja um verdadeiro momento de congraçamento e que a população não-índia participe dos debates ou prestigie o seu artesanato, tão apreciado mundo afora. A cada edição, mais índios manifestam o desejo de participar, mostrando que o evento está consolidado e ganhando cada vez mais representatividade”, disse Viviane Cunha.

Saiba mais sobre a programação da Semana dos povos Indígenas

 

Retrato da cidade

Banhada pelo encontro dos rios Fresco e Xingu e cercada por belas ilhas, a cidade atrai turistas que buscam conhecer as belezas da Amazônia. As mais famosas praias são as do Porco e Remansinho. Já o rio Xingu é uma boa opção de lazer para aqueles que apreciam a pescaria e a prática de esportes náuticos, como a canoagem.

Na economia, o município se destaca no setor da pecuária de corte, pois possui o maior rebanho do Brasil, com mais de 1,7 milhão de cabeças. Para facilitar as transações financeiras, foi inaugurada em São Félix do Xingu, no ano passado, a 113ª agência do Banco do Estado do Pará (Banpará). Desde então, a população pode usufruir dos serviços de uma agência bancária completa, com tecnologia de ponta, e com os benefícios oferecidos pelo banco oficial do Estado.

Na área de segurança, em março deste ano, São Félix do Xingu esteve entre os municípios que receberam novos policiais civis, nas categorias de escrivão, investigador e papiloscopista, aprovados no último concurso público. Ao todo, 474 policiais civis foram empossados para atuação nos municípios contemplados.

E no final do ano passado, o Governo do Estado também firmou convênio com a Prefeitura para iniciar as obras de recuperação da pista de pouso do aeródromo do distrito Sudoeste, na zona rural do município, e a locação de máquinas a serem utilizadas na restauração de vias públicas da comunidade. Os convênios feitos com esta finalidade somaram R$ 245.934,44 em recursos, sendo R$ 216.422,30 de contrapartida do Governo do Estado.

No mesmo período, foram iniciadas as obras de conservação e restauração da rodovia PA-279, com extensão de 105 quilômetros, no trecho compreendido entre o perímetro urbano do município de Tucumã a São Félix do Xingu. Essa obra atende a população e beneficia o escoamento da produção da região, voltada à indústria madeireira e à atividade agroindustrial, envolvendo a pecuária de corte, laticínios, processamento e beneficiamento de grãos, como a soja, o cacau e o arroz.

Por Thays Del Rosario
Secom

Data: 10/4/2018