Pará Profissional abre inscrições para 120 vagas em cursos de qualificação

Estão abertas até o próximo dia 5 (quarta-feira) as inscrições para o preenchimento de 120 vagas, distribuídas em cinco cursos, na modalidade de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional, oferecidas pelo Programa Pará Profissional. As aulas ocorrerão em cinco municípios paraenses, localizados em três regiões de integração. Os cursos são presenciais, de caráter teórico-prático, e visam apoiar atividades do Comércio de Bens e Serviços, Meio Ambiente e Construção Civil nos municípios.

O início das aulas ocorrerá entre 06 e 10 de dezembro, dependendo do curso escolhido. Para estarem aptos à matrícula, os participantes devem ter 18 anos completos no momento da inscrição e atender aos níveis de escolaridade e pré-requisitos exigidos no anexo I do edital.

Os municípios que sediarão os cursos são: Rio Maria, Xinguara e Canaã dos Carajás (no sul e sudeste), e Augusto Corrêa e Viseu (na região nordeste). As aulas serão executadas pelas unidades de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Premiação - Em setembro deste ano, o Pará recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade de 2018, na categoria Boas Práticas, pela execução do Pará Profissional. Mais de 90 práticas foram inscritas para concorrer ao prêmio nessa categoria e seis foram selecionadas como finalistas, das quais apenas três foram premiadas.

Organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o objetivo do prêmio é destacar projetos que têm mudado o Brasil, ajudando o País na consolidação de um modelo de desenvolvimento mais competitivo.

O Programa Pará Profissional, amparado pela Lei no. 8.427, de 16 de novembro de 2016, é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e se caracteriza por ser um dos instrumentos de combate à desigualdade entre as regiões ao investir na qualificação da mão de obra local.

As ofertas de cursos do Programa Pará Profissional são realizadas de acordo com as demandas dos setores produtivos de cada região, mediante realização de oficinas, reuniões e solicitações diretas das prefeituras municipais.

Serviço: As inscrições para os novos cursos podem ser realizadas em https://bit.ly/2rqG51z.

Por Fernanda Graim
Sectet

Data: 3/12/2018